terça-feira, 6 de agosto de 2013

Para recuperar a economia não se pode somente aumentar os impostos.

Não adianta simplesmente aumentar tributos para incrementar a economia.

Leiam o artigo do Primeiro Ministro de Portugal.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3346551&tag=impostos&page=-1

Ora, é tão lógico perceber que aumentando a carga tributária das empresas as mesmas terão uma diminuição na sua produção, gerando uma redução na mão de obra , ocasionando um aumento significativo no desemprego e consequentemente uma diminuição no consumo, que por sua vez resultará numa arrecadação menor de impostos.

Com certeza não é dessa maneira (aumentando simplesmente a carga tributária) que qualquer Estado sairá de uma situação econômica difícil para uma situação econômica estável.  A recessão por que passam muitos países à nível mundial com certeza são oriundas de muita corrupção, mas também de uma elevada carga tributária que acaba onerando por demais os empresários e os contribuintes em geral.

A saída para estes países com certeza passa por um estudo macroeconômico de alternativas, incluindo neste bojo todas as áreas da economia , desde uma educação consistente, uma rede de transporte coletivo capaz de atender toda a demanda, uma política honesta (onde os políticos se preocupem  apenas com o bem estar coletivo, e não com os ganhos individuais), com uma carga tributária adequada as reais necessidades ao mesmo tempo que estes impostos sejam realmente aplicáveis para a melhoria da economia como um todo e muito mais.

Enfim, esses são apenas alguns pontos que devem ser priorizados no sentido de recuperar uma economia. Mas com certeza a simples elevação da carga tributária não solucionará a situação econômica difícil por que passa qualquer país que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário